Pe. José Roberto da Paz Cabral |
José Roberto da Paz Cabral, nasceu em Martinópole em 08 de junho de 1938. Filho de Antônio Gomes da Paz Cabral e Luiza Gomes de Brito.
Em 15 de agosto de 1951, deixou seus familiares e amigos para ir estudar no Convento Salesiano, em Baturité, permanecendo por apenas 01 ano. Em janeiro de 52, seguindo sua vocação sacerdotal, foi para Recife onde morou e estudou por mais 05 anos. Após esse período, mudou-se para São Paulo afim de concluir os seus estudos eclesiásticos.
Retornou à sua terra natal para o convívio familiar. Seria então a consolidação triunfante de todo o seu esforço e sacrifício, a coroação da sua vocação, da resposta afirmativa ao chamado divino para o serviço sacerdotal, mais um operário para a messe do Reino de Deus. Enfim, seria ordenado sacerdote e, a partir de então, o 1º padre filho de Martinópole: o Padre José Roberto ou o Pe. Zezinho, como o chamariam com muita benevolência os mais próximos.
Era o dia da festa de Nossa Sra. da Conceição. Martinópole festejava sua Padroeira. O pároco da cidade, Revmo. Pe. Edvar, juntamente com outros 04 sacerdotes concelebraram a Santa Missa. No meio da celebração, Dom Valfrido, Bispo da Diocese de Sobral, que presidia a Santa Eucaristia, celebrou a ordenação sacerdotal de Pe. José Roberto. Era o dia 08 de dezembro de 1968. Martinópole comemorou com júbilo um dos momentos mais importantes da sua história.
Pe. José Roberto tinha o Curso Pedagógico e foi convidado para ser o Diretor do Colégio Salesiano de Fortaleza. De férias, retornou à Martinópole em janeiro de 1970 para a alegria dos familiares e conterrâneos e substituiu o então pároco, Pe. Francisco Eudes Fernandes, na celebração da Festa de São Sebastião, em Campanário.
No dia 26 de outubro do mesmo ano, ao atravessar a Avenida João Pessoa em Fortaleza, Padre José Roberto foi violentamente atropelado e faleceu. Martinópole não acreditava. Foi uma comoção geral.
O corpo foi sepultado no cemitério São Francisco, na sua terra natal.